Como funciona o isolamento térmico e acústico com tectos falsos?
Está a pensar fazer um tecto falso para melhorar o isolamento térmico e acústico? Veja se vale a pena e que materiais usar:
Em que situações se justifica construir um tecto falso para aumentar o isolamento térmico e acústico?
Construir um tecto falso é uma das estratégias mais comuns para melhorar o isolamento térmico e acústico na sua casa. Aliás, é frequente ser uma das sugestões dos peritos para melhorar o certificado energético da sua casa. Estas são as situações em que mais costumamos recomendação a construção de um tecto falso:
Últimos andares: se vive num prédio e a sua casa fica imediatamente por baixo da cobertura, construir um tecto falso com o isolamento apropriado é uma das melhores formas de melhorar a eficiência energética da sua casa. Além disso, é uma obra que se pode fazer sem pedir autorização ao condomínio.
Compartimentos por baixo de terraços: se a sua casa fica por baixo de um terraço ou de um recuado, está especialmente vulnerável ao frio e à humidade. Por isso, tal como acontece nos últimos andares, construir um tecto falso é a forma mais eficaz de melhorar o isolamento térmico e acústico.
Houve demasiado ruído dos vizinhos: outro motivo para instalar um tecto falso é ouvir menos barulho nos restantes andares. Nos hotéis, por exemplo, isto ajuda a abafar os ruídos de outros quartos. Em prédios, pode ser muito eficaz se houver uma cozinha ou uma casa de banho imediatamente por cima.
Moradias: se vive numa moradia, normalmente basta colocar isolamento no telhado ou na cobertura para evitar as perdas de calor. No entanto, se não for possível fazer uma intervenção no telhado ou chegar ao sótão, pode colocar um tecto falso para aumentar o isolamento térmico e acústico.
Nestes casos, apesar do preço do tecto falso, provavelmente vai notar uma grande diferença na factura de energia. Por isso, com os anos, o tecto falso acaba por se pagar a si própria.
Basta ter um tecto falso para melhorar o isolamento térmico e acústico?
Não é por ter um tecto falso que bloqueia automaticamente o som e as perdas de calor. Evidentemente, ao colocar um tecto falso, está a criar uma caixa de ar entre os espaços. Por isso, tal como nas janelas duplas, já vai ajudar a limitar a propagação do som e a diminuir as pontes térmicas. No entanto, não é o suficiente.
Para aumentar o isolamento térmico e acústico, é recomendável colocar camadas extra de isolamento entre o tecto falso e o tecto inicial. Este isolamento pode ser lã de vidro ou lã de rocha, por exemplo, que têm uma boa relação preço/qualidade. No caso de ter um orçamento mais generoso, pode usar placas de cortiça.
Que materiais posso usar para aumentar o isolamento térmico e acústico no tecto falso?
A maioria dos tectos falsos são construídos com gesso cartonado (o vulgo pladur). No entanto, quanto ao isolamento térmico que quer colocar no tecto falso, tem várias opções. Estes são alguns dos materiais mais usados na construção de tectos falsos para aumentar o isolamento térmico e acústico no tecto falso:
Lãs minerais: a lã de vidro e a lã de rocha são dois materiais muito utilizados para melhorar o isolamento térmico. No tecto falso, a lã mineral vai evitar sobretudo as perdas de calor, o que torna a casa mais quente. A nível de isolamento acústico, têm uma performance satisfatória.
Poliestireno expandido (EPS): é um tipo de isolamento muito usado nos sistemas de capoto, que aumentam o isolamento térmico dos edifícios. No entanto, a nível de isolamento acústico, não faz muita diferença. Uma das vantagens do EPS é ser resistente a insectos e pragas, por isso pode ser usado mesmo em tectos tradicionais de madeira sem qualquer perigo.
Poliuretano (PU): a capacidade de isolamento térmico do poliuretano é ainda superior à do EPS. Portanto, é eficaz mesmo em temperaturas extremas. No entanto, há algumas preocupações sobre o seu efeito a longo prazo. Tal como o amianto, há quem receie que a inalação de fibras de PU seja prejudicial a longo prazo. Além disso, é altamente inflamável.
Manta acústica: se o ruído é o seu principal problema, pode colocar uma manta acústica no tecto falso. Este tipo de mantas é pensado especificamente para evitar a propagação de ruídos e vibrações.
Cortiça: embora seja uma opção mais dispendiosa, a cortiça é um material natural com excelentes capacidades. Devido à sua baixa condutividade térmica, impede a passagem de calor para o interior da casa (o que a mantém fresca no Verão) e transferência de calor para o exterior (o que evita as perdas de calor no Inverno). Quanto à sua capacidade de isolamento acústico, ninguém duvida.
Comentários