Dicas para começar a gostar de matemática
A matemática é uma das disciplinas que causam mais dificuldade na escola. Se o seu filho não gosta de Matemática, aqui ficam algumas dicas para começar a gostar de Matemática!
Encarar como um jogo
A melhor forma de começar a gostar de matemática é encará-la como um jogo. A ‘gamificação’ da Matemática, tal como a gamificação das línguas (usando, por exemplo, o Duolingo) é uma das formas mais eficazes de gerar mais interesse nos alunos. Não é por acaso que a Universidade de Aveiro, por exemplo, organiza há anos jogos matemáticos, como o PMATE, para os alunos do 3º ciclo e secundária.
Além das Olímpiadas e das competições, como o PMATE, também há muitos jogos online. Os jogos de matemática são uma boa forma de pôr os seus filhos a usar a matemática para avançar níveis, ganhar pontos, e desenvolver o raciocínio. Há vários sites grátis onde pode encontrar jogos matemáticos em Português para treinar operações básicas, o raciocínio ou a lógica de forma divertida.
Aprender a matéria que ficou “para trás”
O ensino português baseia-se na aprendizagem em espiral. Isto é, os conteúdos voltam a aparecer uma e outra vez ao longo dos anos. Os Lusíadas, por exemplo, dão-se pela primeira vez no 9º ano. Depois, voltam a aparecer no 12º ano. O mesmo se pode dizer de Ciências Naturais: o sistema reprodutor, por exemplo, faz parte do currículo do 6º e do 9º anos, e volta a aparecer no ensino secundário se escolher Ciências e Tecnologias.
No entanto, em matemática esta táctica não funciona. Isto porque os conteúdos se relacionam entre si. Não pode aprender a resolver equações se não conhece as operações básicas ou somar fracções, por exemplo. Os alunos que deixaram matéria “para trás” vão precisar de acompanhamento especializado para recuperar tudo aquilo que perderam. Para isso, o melhor é procurar um explicador de matemática.
Não sacrificar tudo a favor da matemática
Um dos maiores erros dos pais é obrigar os filhos a estudar matemática e a ter boas notas sem olhar para as consequências. Se lhe tira o telemóvel, a consola e os tempos livres cada vez que tira uma nota mais baixa a matemática, esse é o primeiro passo para começarem a detestar matemática. Muitas vezes, a pressão é contraproducente: muitos alunos entram em pânico durante os testes e tiram má nota simplesmente por causa dos nervos.
Fazer pausas de estudo, dormir bem e evitar estudar no dia anterior fazem todas parte de uma boa estratégia para melhorar as notas da matemática. Entre as outras sugestões estão: organizar o estudo por blocos; começar a estudar matemática antes de outras disciplinas; criar um ambiente de estudo calmo e sem barulho; e variar os métodos de estudo.
Nunca tentar decorar (mas sim perceber)
A Matemática não é como geografia ou história. Não vale a pena tentar memorizar como é que se resolvem os exercícios, porque pode correr mal. Em vez disso, é preciso perceber porque é que cada coisa se representa de uma determinada forma. Só assim é que os exercícios vão fazer sentido, em vez de parecerem algo aleatório.
No caso dos alunos terem dificuldade em seguir os exercícios na aula, é sinal que precisam de um apoio mais individualizado. Por isso, volto a recomendar contratar um explicador de Matemática. Se está preocupado com o preço, algo que entendo, podem procurar aqui o preço de explicadores de matemática.
Há várias estratégias para começar a gostar de matemática. A primeira é transformar a matemática numa espécie de jogo, cheia de desafios a superar. A segunda é começar a perceber realmente os exercícios: recuperar a matéria que ficou para trás, compreender o raciocínio e a lógica. A satisfação de resolver correctamente um exercício de matemática compara-se a muito poucas coisas.
Comentários