Uso eficiente do ar condicionado: dicas para poupar energia
O ar condicionado é conhecido por gastar muita energia. No entanto, é inegável que é a única forma de manter a casa quente no Inverno e fresca em pleno Verão. Por isso, hoje quis deixar aqui algumas dicas para poupar energia enquanto usa o ar condicionado. Assim, poupa na factura da luz e ainda ajuda o meio ambiente!
Adeus ventoinhas! |
Garantir que a casa está bem isolada
Como em todos os sistemas de climatização, é essencial que a casa esteja bem isolada para poupar energia. Por isso, antes de instalar um ar condicionado novo, verifique se as janelas estão bem isoladas, se entra frio pela fita da persiana e se as portas estão bem isoladas. Se for necessário, pode colocar uma fita ou outro material isolante nas zonas onde entra mais ar frio.
Outra dica para poupar energia com o ar condicionado é consultar o certificado energético da sua casa. O certificado avalia o gasto energético anual da sua casa, por isso é um excelente ponto de partida. Além disso, o perito costuma sugerir uma série de medidas para melhorar a classificação energética da sua casa (como isolar as paredes, colocar um tecto falso), etc.
Escolher um ar condicionado com os BTUs certos
No que diz respeito a ar condicionados, nem sempre o mais potente é melhor. Pelo contrário, comprar um ar condicionado mais potente do que o necessário só vai levar ao desperdício de energia. Por isso, uma das principais dicas para poupar energia com o ar condicionado é calcular bem a quantidade de BTUs necessária para casa compartimento.
Geralmente, recomenda-se um equipamento de 9.000 BTU para uma sala ou quarto com menos de 18 m2. Para compartimentos entre 20 a 30 m2, são necessários pelo menos 12.000 BTU. Já para compartimentos com mais de 30 m2, como salas e cozinhas em open space, precisa de 18.000 BTU. Outra recomendação é calcular pelo menos 800 BTUs por m2 em salas com bastante exposição solar.
Evitar mobiliário que bloqueia o ar condicionado
Tem o ar condicionado ligado mas parece que aquele arzinho fresco não chega? Põe no máximo e mesmo assim não é suficiente? Possivelmente, o ar condicionado não está bem posicionado. Verifique se não há móveis grandes, como estantes ou sofás, a bloquear a passagem de ar. Então, onde instalar o ar condicionado para poupar energia?
O melhor é ter o ar condicionado longe da exposição solar muito forte, afastado de outros aparelhos eléctricos (por exemplo, da televisão) e pelo menos a 15 centímetros do tecto, de forma a permitir a circulação do ar. Além disso, convém que o ar incida directamente numa área aberta, sem cortinas ou móveis, por onde possa circular. Em caso de dúvida, peça um conselho ao instalador. Pode encontrar aqui empresas de instalação de ar condicionado em Braga ou instalação de ar condicionado no Porto.
Usar um temporizador para o ar condicionado
Adormece com o ar condicionado ligado no Verão? No Inverno, quando chega a casa, põe o ar condicionado no máximo para aquecer rápido? Estas coisas acabam por desperdiçar energia porque, no primeiro caso, o aparelho está a funcionar quando não é preciso; no segundo, está em esforço porque a amplitude térmica é muito alta. Portanto, outra das minhas dicas para poupar energia é usar um temporizador para definir quando ligar e desligar o ar condicionado.
Os ar condicionados mais modernos já têm controlo remoto e temporizador. No entanto, no caso de ter um modelo mais antigo, pode usar adaptadores para colocar um temporizador. Aliás, pode até instalar uma tomada inteligente que permita ligar e desligar o ar condicionado a partir do seu telemóvel. Se procurar bem, de certeza que vai encontrar uma solução!
Fazer a manutenção anual do ar condicionado
A manutenção anual é essencial para fazer um uso eficiente do ar condicionado. Se o ar condicionado não estiver em bom estado, vai fazer mais esforço para atingir a mesma temperatura. Além disso, a higienização do ar condicionado também é fundamental para evitar propagar vírus e bactérias pela casa. Assim sendo, deixo-vos aqui uma série de acções de manutenção do ar condicionado que devem fazer todos os anos.
Comentários