Como remover manchas de azulejos?



Os azulejos são uma escolha popular para revestimentos de cozinhas e casas de banho devido à sua durabilidade e facilidade de limpeza. No entanto, mesmo os azulejos mais resistentes podem acumular manchas com o tempo. Quer se trate de manchas de gordura na cozinha ou de calcário na casa de banho, saber como remover manchas de azulejos pode fazer toda a diferença!






1. Identificar o tipo de mancha


O primeiro passo para remover manchas de azulejos é identificar o tipo de mancha com que está a lidar: é uma mancha de gordura ou uma mancha de bolor? Diferentes manchas requerem diferentes abordagens. Uma mancha de gordura pode sair com água quente, mas uma mancha de bolor precisa de um antifúngico ou detergente com pH ácido.

2. Remover as manchas mais comuns


Recordemos então como remover as manchas mais comuns, incluindo como tirar manchas de gordura, de calcário, de bolor e de ferrugem:

  • manchas de gordura: as manchas de gordura podem sair com água quente ou com uma mistura de água quente e detergente da loiça.

  • manchas de calcário: o calcário é básico, por isso sai com um produto ácido, tal como vinagre de vinho branco ou sumo de limão.

  • manchas de bolor: as manchas de bolor também saem com vinagre de vinho branco ou uma mistura de vinagre e bicarbonato.

  • manchas de ferrugem: as manchas de ferrugem podem sair com uns mistura de limão e sal, vinagre ou produtos de limpeza próprios.

  • manchas nas juntas: normalmente são acumulação de sujidade e fungos. Faça uma mistura de água com bicarbonato de sódio até formar uma pasta ou use um produto próprio para juntas.

👉 E por falar em juntas, veja aqui a checklist completa para fazer limpezas a fundo.


3. Arranje os materiais certos


Para limpar as manchas dos azulejos, precisa de arranjar os materiais certos. Não vai usar um esfregão de arame, não é? Estas são as melhores “ferramentas” para limpar azulejos:


  • escovas de cerdas macias: são ideais para limpar azulejos porque conseguem remover a sujidade sem riscar a superfície. Só tem de esfregar com um bocadinho mais de pressão para as manchas mais teimosas.

  • esponjas não abrasivas: são excelentes para a limpeza de azulejos, pois limpam até as manchas mais difíceis sem danificar os azulejos. Use-as para aplicar detergentes ou soluções de limpeza específicas para azulejos.

  • escovas de dentes velhas: em alternativa, pode usar uma escova de dentes velha, desde que seja uma escova suave, para limpar os cantos e as juntas dos azulejos, que é onde se acumula mais sujidade.

  • raspadores de plástico: para manchas mais resistentes, como respingos de tinta ou resíduos de cimento, um raspador de plástico pode ser muito útil. É importante usar plástico em vez de metal para evitar riscar os azulejos.

4. Evitar manchas de azulejos


Mas o verdadeiro truque para ter sempre a cozinha e a casa de banho perfeitas é evitar acumular manchas nos azulejos. Por isso, aqui estão algumas dicas para manter os azulejos limpos:


  • faça uma limpeza diária: passe um pano húmido sobre os azulejos diariamente para remover sujidade e resíduos. Quanto mais fresca for a mancha, mais fácil será de remover.

  • seque depois de usar: seque os azulejos, especialmente na cozinha, junto ao fogão e ao lava loiças, para evitar manchas de comida, molhos e gordura. Na casa de banho, passe um jacto de água fria no final.

  • use produtos de limpeza adequados: utilize produtos de limpeza suaves que não danifiquem o esmalte dos azulejos. Tente usar o vinagre e o bicarbonato antes de pôr produtos muito agressivos no azulejo ou na cerâmica.



Os azulejos são um material muito resistente, mas também podem ficar manchados. No entanto, com as técnicas certas e alguma paciência, é perfeitamente possível remover as manchas de azulejos. Se preferir, contratar uma empregada de limpeza profissional pode garantir que os restos de comida, os fungos e a sujidade não se acumulam. Assim, pode desfrutar de uma casa sempre limpa e sem manchas difíceis de remover.

Comentários

Mensagens populares