Como fazer uma limpeza de carpetes?


Todos temos pelo menos um tapete em casa. Mas os tapetes acumulam pó, ácaros, pêlos de animais, cabelos e são o habitat perfeito para pragas domésticas. Por isso, hoje explicamos porquê fazer uma limpeza de carpetes, com que frequência deve limpar e como limpar as carpetes a seco. 


Porque é tão importante fazer a limpeza das carpetes?


Não há dúvida que as carpetes e os tapetes tornam a casa muito mais acolhedora, especialmente no Inverno. No entanto, há um pormenor muito importante. Para manter a sua casa em bom estado, precisa de fazer regularmente a limpeza de carpetes. A limpeza dos tapetes tem vários efeitos:


  • a limpeza das carpetes remove odores desagradáveis;

  • a limpeza a fundo previne o aparecimento de alergias;

  • impede a acumulação de bactérias e fungos nos tapetes; 

  • evita os ataques de asma, rinite, sinusite e de alergias;

  • conserva melhor as carpetes e os cortinados, incluindo a cor.


Qual é a frequência ideal da limpeza de carpetes?


O ideal é aspirar as carpetes pelo menos uma vez por semana. Se tem animais em casas ou pessoas com problemas respiratórios em casa, convém aumentar a frequência. Nesse caso deve limpar pelo menos duas vezes por semana. No entanto, isto não dispensa uma limpeza de tapete a fundo a cada 6 meses.

A limpeza a fundo feita por um profissional é com jactos de água de alta pressão, que chegam bem à base do pêlo. Noutros casos, se a limpeza for feita ao domicílio, usam-se aspiradores a vapor, que também são capazes de extrair mais ácaros e mais impurezas. Se tem curiosidade, veja aqui o preço para limpeza de tapetes.


Como fazer a limpeza de carpetes em casa?


Além de aspirar os tapetes semanalmente, há outras formas de fazer uma limpeza de carpetes a seco em casa. Explicamos aqui 2 formas de como fazer uma limpeza de carpetes a seco, sem ter de contratar uma lavanderia especializada de imediato ou encharcar os tapetes: 


1. Limpar as carpetes a seco com bicarbonato de sódio

Sabia que pode improvisar um detergente seco caseiro com ingredientes que tem na sua cozinha? Basta misturar bicarbonato de sódio e amido de milho (a tradicional farinha Maizena) em quantidade iguais para criar um detergente caseiro em pó que é um óptimo produto para limpar carpetes a seco.


Comece por polvilhar o seu detergente caseiro pela carpete. Depois, deixe actuar durante 30 minutos. Se for uma carpete de pelo longo, ponha uma luva e use a mão para ir desviando o pelo e deixar que a mistura chegue até à base do tapete. A mistura vai absorver e aglomerar a sujidade entre os pelos do carpete. 


Por último, passe o aspirador. A principal sujidade deve sair com esta limpeza, assim como os odores (o bicarbonato é óptimo para absorver os odores de animais, etc). Se tiver animais, pode finalizar com alguns sprays para neutralizar odores que há à venda nos principais supermercados.



2. Limpar a carpete a seco com vinagre 

O vinagre de vinho branco é outro método para limpar carpetes em casa e é excelente para eliminar as manchas. Primeiro, faça uma mistura de água morna com detergente neutro para a roupa e vinagre branco (em partes iguais). A seguir, agite bem até ficar homogénea. 


E porque é que esta mistura funciona? O vinagre elimina os germes e os odores. O detergente trata das manchas. A água serve para misturar tudo, claro. Ponha a mistura dentro de uma garrafa de spray e comece a aplicar por cima do tapete, mas sem o empapar.


Nas zonas com manchas, passe o pano em movimentos circulares. Nas restantes, vá passando um pano seco para ir absorvendo a humidade. Se a mancha não sair à primeira, volte a aplicar a mistura diretamente por cima da mancha e deixe atuar 10-15 minutos e repetir o processo. 


No caso do tapete ficar muito húmido na zona onde tem a mancha, pode tentar usar o secador. 


Graças a estes dois métodos muito simples, pode manter as suas carpetes limpas, bem-cheirosas e sem pó durante mais tempo. No entanto, continuo a recomendar que faça a limpeza das carpetes pelo menos uma vez por ano. Isso permite-lhe retirar a fundo todas as impurezas, pó, ácaros, pêlo de animais e todas impurezas que servem de alimento a várias pragas domésticas.

Comentários

Mensagens populares