Como Escolher o Melhor Apoio Domiciliário para a sua Família

Se já viu o documentário sobre ‘Blue Zones’ na Netflix, há uma coisa muito interessante no episódio sobre a Sardenha, na Itália. A certa altura o apresentador mostra uma senhora centenária que recuperou de um problema de saúde graças ao “apoio da família”. O apoio da comunidade é visto, aliás, como um dos segredos para a longevidade dessa comunidade. 


No mesmo episódio, o apresentador declara que a esperança de vida baixa a partir do momento em que um idoso vai para um lar. E há estudos que sugerem isso mesmo: a estadia num lar pode reduzir a esperança média de vida em 41 meses. Por isso, antes de colocar um familiar num lar ou numa residência sénior, pondere bem todas as possibilidades. 


Uma das alternativas para colocar um familiar num lar é contratar apoio domiciliário. O apoio domiciliário pode ser feito por alguém com formação em geriatria ou até por enfermeiros, no caso de haver essa necessidade. A ideia é que o idoso continue a viver na sua casa, num espaço que lhe é familiar e onde consegue manter a sua privacidade, e manter os hábitos do dia a dia. 


(Pode ler aqui mais sobre os benefícios do apoio domiciliário.)


Contudo, há algumas coisas que deve ter em conta para escolher o melhor apoio domiciliário para a sua família. Afinal de contas, não quer ter qualquer pessoa a tomar conta de um familiar e a circular à vontade por casa, certo? O apoio domiciliário exige confiança cega. A pensar nisso, deixo aqui algumas dicas para encontrar apoio domiciliário para idosos:


Como contratar um apoio domiciliário para idosos


1. Peça sempre referências


O primeiro passo para contratar alguém que preste apoio domiciliário a idosos é procurar referências. O ideal, claro, é encontrar alguém que seja recomendado por um conhecido. Mas, se procurar apoio domiciliário a idosos online, recomendo ler sempre as avaliações de outros clientes. Se contratar uma empresa, veja sempre as avaliações no Facebook e no Google Maps. Investigue, investigue, investigue!  


Se tiver um bocadinho mais “lata” do que eu, até pode pedir o contacto de clientes anteriores e falar directamente com a família do idoso. Quanto tempo esteve a trabalhar com eles? Que função desempenhou? Ajudava com a higiene pessoal? Dava medicação e apoio médico (por exemplo, fazia análises à glicemia)? Que tipo de relação estabeleceu com o idoso? 


2. Veja o currículo com atenção


Para prestar apoio domiciliário a idosos não basta “ter jeito”, “ter paciência” ou “parecer boa pessoa” (embora sejam todos atributos necessários). Por isso, preste sempre atenção ao currículo da pessoa. O ideal é ter formação em geriatria ou como auxiliar de cuidados médicos. Em alternativa, pode ter experiência a trabalhar em lares ou hospitais. E quantos mais anos de experiência melhor, claro!  


Isto porque convém que seja alguém que saiba como trocar uma fralda, virar um doente na cama e como ajudar a fazer a higiene pessoal. Todas estas questões do dia a dia exigem mais do ter jeito ou do que ter força, precisam de técnica. Por isso, a experiência nunca é demais. Mesmo que por agora o idoso ainda não precise muito, é melhor contratar alguém que, em caso de necessidade, sabe como ajudar.


3. Compare os preços


O preço é e será sempre um factor de selecção. E o apoio domiciliário a idosos não sai barato! Afinal de contas, é um trabalho full-time. (Pode ver aqui os preços para apoio domiciliário a idosos e tirar as suas próprias conclusões.) Por isso, terá sempre de comparar o preço do apoio domiciliário ao preço de um lar, residência para séniores ou de um centro de dia, por exemplo. 


No caso de ser um idoso dependente, que precisa de apoio 24/7 ou é um risco de segurança para si próprio, pode compensar a estadia num lar. No caso de ser um idoso autónomo, mas que precisa de alguma ajuda, a decisão deve ser bem ponderada pela família. Obviamente, o cuidador também precisa de folgas, por isso há dias em que os familiares têm de assumir as funções! 


Resumindo: de um modo geral, é benéfico para o idoso permanecer na casa que conhece como “lar” e manter as suas rotinas do dia a dia. Por isso, deve sempre considerar a hipótese de contratar um apoio domiciliário para idosos. No caso de ser responsável por um idoso completamente dependente, então deve comparar os preços do apoio domiciliário para idosos e de um lar para encontrar a melhor solução.


Comentários

Mensagens populares