Dicas para higienizar os livros




Não novidade que os livros acumulam imenso pó. Por isso, se é daquelas pessoas que gosta de ter estantes de livros em casa, siga estas dicas para higienizar os livros!

Ponha cigarros nas estantes

Não, não leu mal! Os cigarros repelem naturalmente os bichos que comem papel, por isso é uma excelente forma de proteger os seus livros. Já agora, os mesmos bichos – conhecidos como “peixinhos de prata” – também comem o papel de parede. Caso contrário, tem de usar um insecticida tipo Raid!

Tirar o cheiro a mofo dos livros

Os seus livros ficaram num local húmido e agora cheiram a mofo? É horrível abrir um livro que cheira mal. Nesse caso, feche o livro num saco de plástico e coloque uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe o livro no plástico pelo menos durante 24 horas (máximo 10 dias). O bicarbonato vai absorver a humidade e depois só tem de o aspirar.

Álcool gel

Agora que todos temos álcool gel em casa, porque não usar o álcool gel para limpar os livros? Use um pano de microfibra, humedeça com álcool gel, e passe com cuidado nas capas e nas lombadas para matar os ácaros. Atenção que, se usar álcool gel a mais, pode acabar por encharcar o livro! Deixe secar ao Sol (o que também ajuda para evitar o cheiro a mofo).


Swiffer ou… camisas velhas!O ideal, claro, é limpar os livros durante a sua limpeza semanal. Neste caso, pode usar uma swiffer (ou outro tipo de espanador) para limpar o pó. Em alternativa, também pode aproveitar camisas velhas, nomeadamente camisas de flanela, para limpar. Se precisa de ajuda com as limpezas semanais, procure serviços de limpezas domésticas no Porto e limpezas domésticas em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares