Como superar a quarentena em casal

A quarentena é uma situação stressante até para os casais mais unidos. Dividir um espaço limitado ao mesmo tempo que aprendem a respeitar o espaço um do outro é um desafio, e pode trazer ao de cima problemas de comunicação ou frustrações antigas. 




Respeitem o tempo individual

O confinamento em casa faz com que estejam sempre juntos – algo que, provavelmente, nunca tinha acontecido. A tensão de partilhar o espaço e a falta de privacidade são obstáculos que todos os casais vão ter de enfrentar nesta quarentena. É importante perceber que o desejo por privacidade não significa que o seu parceiro não gosta de si e aprenderem a respeitar o tempo individual um do outro. Passar 30 a 60 minutos por dia sozinho é saudável. 


Passem tempo juntos sem ser a ver TV ou ao telemóvel

Mesmo estando em casa e em quarentena, quantas vezes é que dá por si a enviar mensagens ao seu parceiro pelo telemóvel? A partilhar coisas pelas mensagens do Instagram ou por Whatsapp? Uma das maneiras de vender o stress é investir na vossa intimidade, e isso significa passarem mais tempo juntos ser ser a ver TV ou ao telemóvel. 


Falem abertamente sobre os vossos problemas

Entre um casal, a honestidade é quase sempre a melhor política – se não falam sobre aquilo que vos está a perturbar, vão acabar por “armazenar” essas frustrações. Depois, é uma questão de tempo até explodir numa discussão e acabar por magoar o outro. Por isso, falem abertamente um com o outro sobre os vossos problemas.


Aconselhamento matrimonial & terapia de casal

Se querem salvar a vossa relação mas não conseguem dialogar para resolver os vossos problemas, precisam de aconselhamento matrimonial. Um terapeuta vai ajudar-vos a perceber melhor o que cada um está a passar, para depois poderem trabalhar nesses problemas em conjunto. A terapia de casal vai ensinar-vos a comunicar melhor para discutirem menos no dia-a-dia e, em alguns casos, resolver problemas sexuais relacionados com a ansiedade e traumas antigos.


Comentários

Mensagens populares