Como a terapia online pode ajudar a superar obstáculos e melhorar a sua saúde mental




Embora possa suscitar algumas dúvidas, a terapia online tem-se mostrado eficaz para ajudar as pessoas a superar obstáculos e melhorar sua saúde mental. Com a evolução da tecnologia, é possível realizar sessões terapêuticas por videochamadas. Aliás, foi isto que permitiu prestar apoio a pessoas isoladas durante a pandemia de COVID-19.


Uma das principais vantagens da terapia online é a flexibilidade. Ao eliminar a necessidade de ir até ao consultório, os pacientes podem realizar as sessões no conforto de suas próprias casas, economizando tempo e dinheiro. Isso é útil para quem vive em zonas mais isoladas, tem um horário sobrecarregado ou não encontra um psicólogo com uma determinada especialidade perto de si.


Outras pessoas consideram que a terapia online oferece maior privacidade e confidencialidade. Por um lado, muitas pessoas sentem-se mais à vontade para falar sobre seus problemas emocionais ou traumas quando estão no ambiente familiar. Por outro, os pacientes não têm medo que alguém os veja nem que alguém os ouça.


Tal como já mencionámos, a terapia online também oferece uma gama mais ampla de opções terapêuticas. Independentemente da localização geográfica, os pacientes podem procurar terapeutas especializados em diferentes abordagens terapêuticas (sexologia, terapia cognitivo-comportamental, etc) e encontrar um profissional preparado para cada caso específico.


Outro benefício importante é a continuidade do tratamento. Mesmo que vá viver para outra cidade ou esteja em viagem, pode continuar a ter as sessões online. Isso evita interrupções no tratamento e permite uma abordagem consistente, que é essencial para melhorar a saúde mental.


No entanto, é importante ressaltar que a terapia online não é adequada para todos. Algumas pessoas preferem o contato presencial e a interação física com o terapeuta. Cada indivíduo deve avaliar suas preferências e necessidades pessoais antes de decidir pela terapia online. Porém, se acha que as consultas de psicoterapia online se ajusta ao seu estilo de vida, veja aqui quanto custa uma consulta de psicoterapia.

Comentários

Mensagens populares