Como aprender a tocar guitarra? 5 Passos Básicos


Afinar a guitarra


O primeiro passo é afinar a guitarra. Se não souber como afinar a guitarra, peça ajuda ao vendedor da loja ou procure um tutorial online. Se a guitarra não estiver afinada, nunca vai soar bem!

Aprender a ler cifras/guitar tabs

Embora algumas pessoas aprendam tudo de ouvido, é raro. Para tocar as suas músicas favoritas na guitarra, vai precisar de aprender a ler cifras, conhecidas em inglês com “tabs”.


As notas musicais são representadas por letras (Dó/C, Ré/D, Mi/E, Fá/F, Sol/G, Lá/A, Si/B). Além disso, as cifras incluem os acordos: o “m” representa o acorde menor, por exemplo “Dó menor/ Cm”.


Quando encontrar números ao lado das letras, isso representa os intervalos. Por exemplo, “Cm6” é um Dó menor com sexta. Se encontrar mais algum símbolo, procure online vai encontrar o significado!

Comece a formar acordes

Um acorde é a união de várias notas. Por isso, para aprender a tocar guitarra vai ter de começar a praticar os acordes mais simples: acordes maiores, acordes menores e os acordes com sétima.


Para formar um acorde precisa de um intervalo de 2 tons e um intervalo de 1 tom e meio (o semitom). Pode ver aqui os 8 acordes mais importantes para aprender guitarra pela primeira vez.

Procure um professor

Tudo o que dissemos até aqui parece chinês? Então, o melhor é aprender guitarra com um professor. Aliás, a guitarra é um daqueles instrumentos que é mesmo mais fácil aprender com aulas.


Encontre aqui aulas de guitarra (aulas de viola, aulas de guitarra eléctrica, aulas de guitarra baixo e até aulas de guitarra online para todas as idades) ou aulas de guitarra em grupo.


Antes de começar a fazer os solos de guitarra, precisa de aprender a afinar a guitarra, a tocar os acordes, depois uma música, e só depois os arranjos. Aos poucos, vai ganhando autonomia.


Além disso, há toda uma questão técnica à volta das guitarras: o tipo de madeira, as cordas, os amplificadores para guitarra eléctrica, o tremolo, e por aí em diante.

Comentários

Mensagens populares