Como superar uma traição




Uma traição é um golpe duro de superar. Alguns casais nunca mais conseguem recuperar a confiança, o que acaba por ditar o fim da relação. Mas Jenn Mann, guru e especialistas em relações, explica como superar uma traição através de alguns passos específicos – e garante que muitas relações até ficam mais fortalecidas depois de uma traição. Ora vejamos estes passos em pormenor:

Arrependimento


A traição pode comprometer a saúde mental de quem é traído, mas também é preciso perceber o estado mental de quem traiu. É preciso perceber o que levou à traição, ter uma comunicação aberta e uma conversa franca em casal. Sem arrependimento verdadeiro e compreensão, não é possível superar esta fase da relação.

Assumir responsabilidade


Além do arrependimento sentido, é preciso assumir a responsabilidade. Quem traiu não pode omitir factos ou voltar a mentir – tem de perceber a dimensão e as consequências da traição. Este passo é fundamental para reconquistar a confiança do parceiro e evitar que volte a acontecer.

Melhorar a comunicação


Depois das primeiras fases de arrependimento e de assumir a responsabilidade, é importante trabalhar na comunicação do casal para superar a traição. Após uma fase tão traumática, é importante que esteja tudo “em pratos limpos” e sarar as feridas. A comunicação deve ser de parte a parte: tanto a pessoas traída como a pessoa que traiu precisam de começar a expôr os seus sentimentos.

Evitar novas traições


Agora, falta evitar novas traições no futuro. Trabalhem para não criar oportunidades de traição e comecem a falar abertamente sempre que conhecerem alguém que vos faz cair em tentação. No fundo, criem novas rotinas como casal.

Apesar de ser um processo doloroso e demorado, muitos casais saem deste tipo de situações fortalecidos. Renovam a confiança, desenvolvem novas rotinas e redescobrem-se enquanto adultos e casais. Afinal, nada une tanto um casal como superar um obstáculo!

Comentários

Mensagens populares