Quando é que devo fazer fisioterapia?

Se já sofreu alguma espécie de lesão, quase de certeza que já lhe recomendaram fazer fisioterapia. Mas será a fisioterapia realmente necessária? Quando é precisa de um fisioterapeuta e quando é que a fisioterapia é excesso de zelo? Ficará surpreendido ao descobrir que a fisioterapia tem poucos (ou nenhuns) efeitos indesejáveis: portanto, qualquer pessoa pode beneficiar de algumas sessões em algum momento das suas vidas.

1. Depois de sofrer uma contusão ou lesão física. Não é por acaso que as equipas de futebol contratam os melhores fisioterapeutas no país. Depois de sofrer uma lesão grave, a fisioterapia é uma grande parte da recuperação e contribui para diminuir as chances de ficar com sequelas.

2. Depois de sofrer um acidente vascular cerebral. A fisioterapia também é indicada para quem sofreu um acidente vascular cerebral, pois ajuda a ganhar novamente controlo sob os músculos do corpo e a corrigir, até certo ponto, sequelas que possam permanecer.

3. Má postura. A boa postura não é só uma questão social. Quando temos má postura estamos a magoar o nosso próprio corpo e a hipotecar uma forma de envelhecer elegante e saudável. No entanto, algumas sessões de fisioterapia podem ajudar a corrigir a má postura e a prevenir problemas graves, sobretudo nas costas.

4. Problemas respiratórios crónicos. Muitos terapeutas e médicos sugerem que a fisioterapia ajuda a lidar com complicações respiratórias, pois os pacientes aprendem a tirar o máximo proveito da sua caixa de ar, a compor a postura e a respirar melhor.

5. Gravidez. Gravidez não é doença, mas exige alguns cuidados. Como a gravidez exige muito do corpo da mulher grávida, as sessões de fisioterapia podem ser benéficas para corrigir a postura, respirar melhor e lutar contra as estrias. Além disso, as técnicas de relaxamento ajudam a que a grávida se sinta mais tranquila.

Se está à procura de um terapeuta, comece por procurar entre as diversas clínicas de fisioterapia em Lisboa. No entanto, também há excelentes fisioterapeutas com o seu próprio consultório: peça recomendações a amigos, procure na zona da cidade que lhe é mais conveniente e tire as suas próprias conclusões.

Comentários

Mensagens populares